Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Sala dos Índices
Etapa obrigatória do acesso dos investigadores à leitura, a Sala dos Índices cumpre uma dupla função: é aí que se fazem as requisições da documentação para consulta na Sala de Leitura e é também aí que estão disponíveis os chamados "auxiliares de pesquisa", isto é, livros, caderneteas e fichas que identificam os núcleos disponíveis e as cotas de referência para acesso à documentação.

Importa, em todo o caso, esclarecer, que não existem auxiliares de pesquisa para todos os fundos do Arquivo pelo que a Sala dos Índices não reflecte a globalidade da documentação existente na Torre do Tombo.

É um trabalho que prossegue regularmente e requere uma permanente actualização já que, por um lado, regularmente, dá entrada no Arquivo nova documentação, seja proveniente dos diversos departamentos do Estado, sejam ofertas ou aquisições de espólios da mais variada origem como, por outro lado, há ainda muita documentação para a qual não foi ainda possivel elaborar índices os indispensáveis "auxiliares de pesquisa". Esses casos estão devidamente referenciados no Roteiro.

A organização da Sala dos Índices obedece a uma lógica diferente da que prevaleceu na apresentação do Roteiro. Se este último segue uma lógica de organização por grandes áreas, e depois, por fundos, e dentro deles, por sub-fundos, secções, séries, colecções, etc., na Sala dos Índices o critério é mais aleatório, seguindo, eventualmente, uma ordem sequencial e cronológica da disponibilização ao público dos auxiliares de pesquisa.

Pareceu, assim, de utilidade para os leitores a apresentação desses auxiliares de pesquisa pela ordem que se encontram nas estantes e ficheiros, sendo possivel, a partir deles, aceder ao Roteiro onde se disponibiliza informação mais pormenorizada sobre cada fundo e seus desdobramentos.

1-100101-200201-300301-400401-500501-600601-700701-800801-900901-1000