Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo/Colecção    Dimensão:    Datas:
Descrição:
Esta colecção é composta por dois tipos de documentação distinta: uma parte, documentação de arquivo, que resulta do exercício do governo geral e administração local do Brasil, e outra constituída por obras de carácter monográfico de autores diversos abrangendo temas como a história,' agricultura, comércio, ou geografia do território brasileiro e, ainda, um volume com descrições de várias regiões do Oriente.

Os livros de registo de legislação, onde se encontram regimentos (das minas do Brasil, das casas de fundição, ou dos provedores das capitanias), contratos (dos direitos dos escravos, do donativo das caixas de açúcar, de aguardentes e vinhos, das passagens dos rios), decretos, provisões, ordens régias ou bandos, são referentes à capitania de Minas Gerais, assim como os volumes que compilam correspondência expedida e recebida (originais e cópias). Esta é dirigida principalmente a Martinho de Mendonça de Pina e Proença, que foi governador de Minas Gerais, e abrange assuntos como a mineração do ouro e diamantes, a insurreição na região de Minas Gerais (devido à cobrança dos quintos aos concessionários das explorações e à capitação dos escravos que empregavam), operações militares empreendidas contra os espanhóis na zona do Rio da Prata, ataque à fortaleza de Montevideu, e tomada da Colónia do Sacramento, e a cessação das hostilidades naquela região, aquartelamento das companhias de dragões, defesa da costa contra piratas, edificação e manutenção de fortificações, questões de Fazenda (como condições de arrematação
de contratos, a administração da Casa da Moeda, receitas e cobranças de dívidas, a matrícula da capitação), questões de justiça (como devassas, prisão de criminosos), questões do foro eclesiástico (nomeação de padres e respectivos emolumentos, problemas de disciplina eclesiástica).

Podem citar-se entre os interlocutores da correspondência, Rafael Pires Pardinho, André Moreira de Carvalho, D. Pedro de Almeida (conde de Assumar), André de Melo e Castro (conde das Galveias), Vasco Fernandes César de Meneses (conde de Sabugosa), Gomes Freire de Andrade, Pedro Leolino Maris, Luís de Abreu Prego, D. João V, D. José I, José da Silva Pais, Domingos Capaci.

De entre os topónimos referidos podem nomear-se São Romão, Arraial do Tijuco (Diamantina), Colónia do Sacramento, Rio da Prata, Rio Grande de São Pedro, Buenos Aires, Vila Rica (Ouro Preto), Rio das Mortes, Vila de São João d'El-Rei, Rio de Janeiro, Sabará, Vila do Carmo, Pernambuco.

Encontram-se ainda projectos e apontamentos sobre os sistemas de capitação e arrecadação dos quintos do ouro e diamantes, quadros estatísticos de escravos, regimento para a lavra dos diamantes na comarca do Cerro do Frio, considerações sobre os lucros e vantagens da Companhia Portuguesa dos Diamantes, plantas e mapas diversos, o relato de um eclipse do sol, o treslado do auto da devassa sobre a invasão dos espanhóis na ilha de Santa Catarina, o compromisso da irmandade de São Benedito da freguesia de Ribeirão.

Entre as obras monográficas são de referir: 'Castrioto Lusitano', de Frei Rafael de Jesus; 'Roteiro do Maranhão a Goiás'; 'Notícia que dão os padres da Congregação de Pernambuco acerca da sua congregação desde a sua criação"; 'Discursos apologéticos e notícia fidelíssima das vexações e desacatos cometidos pelo Dr. António Teixeira da Mata contra a igreja e jurisdição eclesiástica de Pernambuco', por Veríssimo Rodrigues Rangel; 'História da Companhia de Jesus', pelo pe José de Morais da Fonseca Pinto; 'História do Brasil', por Afonso de Beauchamp; 'Discurso sobre a transplantação das plantas de especiarias da Ásia para a América', por Duarte Ribeiro de Macedo; 'Descrição de Pernambuco'; 'Livro de Duarte Barbosa', entre outros.