Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Arquivo Nacional do Rio de Janeiro
Tipo: Fundo/Colecção    Dimensão:    Datas:
História:
Na sequência de um convite da Comissão Brasileira dos Centenários de Portugal, em 1939, endereçado ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, por intermédio do Ministério da Justiça e Negócios Interiores brasileiro, para colaborar nas comemorações do "Duplo Centenário da Nacionalidade" portuguesa (Fundação da Nacionalidade em 1140 e Restauração de 1640), surgiu a ideia de fazer uma relação ou inventariação e oferecer à Torre do Tombo alguns documentos originais (existentes em duplicado) e cópias fotográficas que se encontravam naquele arquivo brasileiro, maioritariamente documentos respeitantes ao período de permanência da corte no Brasil, ou para lá levados nesse tempo.
Descrição:
Constituída por documentos originais e cópias fotográficas de documentos que se encontram no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, resultantes da ida e permanência de D. João VI, da família real e da corte no Brasil.

Os documentos originais que integram a primeira parte desta colecção são as designadas Contas dos Governadores, ou seja, os relatórios, em primeira ou segunda via, enviados pelos governadores do Reino sobre o que ocorria na metrópole. São 658 documentos abrangendo os anos 1809 a 1820 onde são abordados os mais variados assuntos, como as invasões francesas, a situação e movimentações militares, estado dos exércitos, a resistência popular, os apoios e os reforços militares ingleses, acusações de traição, o provimento de ofícios e nomeações para cargos administrativos, judiciais ou eclesiásticos, referenciando petições e requerimentos de ofícios, pensões, tenças, comendas e mercês, expondo matérias do foro comercial, alfandegário, tributário (balanças do comércio, aplicação de impostos, direitos e isenção), instruções e providências governativas, a execução de ordens e instruções régias, e muitas outras consultas e papéis que careciam da assinatura real.

São ainda documentos originais os relativos ao Barão de Eben (Cristiano Adolfo Frederico), brigadeiro do exército português, a correspondência secreta sobre a Revolução Francesa, enviada para Portugal por Francisco José Maria de Brito (ministro plenipotenciário em Paris).

Em cópia fotográfica estão constituídos os volumes relativos a cartas de soberanos da Europa e outras personalidades, a cartas e minutas de D. João VI, as memórias de Domingos Vandelli e do Conde de Lippe (Guilherme, conde de Schaumburg Lippe Buckeburg), os pareceres dos conselheiros de Estado sobre a Guerra entre Portugal e França, e também partes do processo dos Távoras.