Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
D. António, Prior do Crato, e Seus Descendentes
Tipo: Fundo (Colecção)    Dimensão:    Datas:
Auxiliares de Pesquisa: L 1
História:
Documentação adquirida ao Conde de Liedekerke, na Bélgica, pela Legação de Portugal em Bruxelas, tendo dado entrada na Torre do Tombo em Julho de 1934.
Descrição:
Fundo constituído por duas partes, sendo uma relativa a correspondência política e pessoal de D. António, Prior do Crato, e outra a documentação de alguns dos seus descendentes.
A primeira parte, reunida em 12 maços e respeitante a D. António, versa assuntos como a sua reclamação ao trono de Portugal, a resistência da ilha Terceira, o governo filipino, as suas relações com os soberanos europeus procurando apoios para a sua causa, como sejam os reis de França, Henrique III e Henrique Iv, a rainha Isabel I de Inglaterra, ou Maurício de Nassau, príncipe de Orange, o empréstimo de Mulei Ahmede Almançor, sultão de Marrocos, documentos referentes à morte de D. António e o seu testamento, entre outros.

A segunda parte contém correspondência particular e política, testamentos, demandas, entre outros documentos, de D. Manuel (filho primogénito de D. António), de D. Guilherme Luís (neto), de D. Manuel Eugénio de Portugal (bisneto), de D. Manuel José de Portugal Cortizos, marquês de Vilaflores (trineto), e de D. Joana Dionísia de Portugal Cortizos, condessa de Valdefuentes e Baronesa de Ellabek (tetraneta).