Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo (Colecção)    Dimensão:    Datas: 1501; 1587-1714; 1731-1931; 1939-1949
História:
António da Rocha Madahil nasceu em Ílhavo, a 10 de Dezembro de 1893.
Frequentou a Universidade de Coimbra, matriculando-se primeiro na Faculdade de Direito e mais tarde na Faculdade de Letras (secção de Filologia Românica). Em 1920 foi nomeado 3° oficial da secretaria do liceu José Falcão em Coimbra. Em Janeiro de 1932 ocupou o lugar de 1° conservador no Arquivo e Museu de Arte da Universidade de Coimbra.

Fundou a revista Arquivo do Distrito de Aveiro em 1935 e, em 1937, o Museu Municipal de Ílhavo, que também organizou. Foi delegado em Portugal do pacto Roerich para a protecção de Monumentos e Museus em caso de guerra. Presidiu à direcção do Centro de Estudos para Formação Social e foi vice-presidente da Direcção da Sociedade de Defesa e Propaganda de Coimbra. Foi grande oficial, cavaleiro e comendador de várias Ordens.

Paleógrafo, procedeu à leitura de numerosos documentos, contribuindo para o avanço dos estudos históricos. Colaborou em diversas revistas e jornais, tendo escrito dezenas de trabalhos.

Faleceu em Lisboa, a 27 de Junho de 1969.
Fonte imediata de aquisição ou transferência:
Documentação doada à Torre do Tombo pelo Dr. António Sampaio Madahil,
filho de António da Rocha Madahil.
Descrição:
Fundo constituído por cartas (184) remetidas por Alfredo Pimenta (1882-1950, escritor, investigador, historiador, 2° conservador do Arquivo Nacional da Torre do Tombo em 1931, director da mesma instituição em 1949) notas sobre epigrafia, esfragística e paleografia, manuscritos diversos, impressos, gravuras, encadernações, genealogias das famílias Pico e Sanches Osório.

Entre os impressos, contam-se as CONCLUSIONES CANONICAS ex subtilissimê notatis ad textum in cap. Gratum 2 de Postulatione Praelatorum reéle accurateque expresas, sub auspiciis praeclarissimi, ac sapientissimi oiri D. S. Christophori de almeida Soares [. .. ] O. D. V. & consecrat Antonius Benevenutus Jorgius seminarii Conimbricensis alumno [ ... J Conimbricae Ex nova Typographia Academica Regia, Anno Domini 1767. (Impresso em tecido de seda com fios dourados e prateados).

Refira-se também o "Livro das pensões da orta d'Açafrade" (1587) que regista as "Pensões da fazenda do Dr. Leão Lopes de Morais pagas pelo mosteiro de Santa Ana ao cabido" [da Sé de Coimbral] 1669-1682 e notas de pagamento de vários foros, até 1714.