Estatutos
Orgãos Sociais
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo (Colecção)    Dimensão: 507 documentos    Datas: 1800-1852
Auxiliares de Pesquisa: L 499
História:
António de Saldanha da Gama, 1º conde de Porto Santo.
Nasceu em 1778, morreu em 1839
Ministro dos Negócios Estrangeiros, par do Reino
Descrição:
A documentação que integra este fundo é representativa do percurso pessoal de António de Saldanha da Gama, bem patente na primeira das duas partes em que se encontra dividido o fundo. Existe um documento referente ao período em que foi oficial da armada, uma quantidade significativa de correspondência diplomática enquanto ministro plenipotenciário em São Petersburgo e em Madrid, e como ministro dos Negócios Estrangeiros, podendo referir-se alguns correspondentes como D. Miguel Pereira Forjaz (90 conde da Feira), D. Pedro de Sousa Holstein (10 conde, 10 marquês e 10 duque de Palmela), José Basílio de Rademaker, D. Miguel António de Melo, D. João VI, Joaquim Severino Gomes, Manuel Inácio Martins Pamplona Corte-Real (1º conde de Subserra), datada entre os anos de 1815 e 1825.
Existem também documentos relativos às suas funções de par do Reino, tais como convocatórias para assistência às Cortes e à Câmara dos Pares, e às funções de Vedor da rainha D. Carlota Joaquina e da infanta D. Isabel Maria, designadamente documentos sobre heranças e alguma correspondência, abrangendo os anos de 1821 a 1841.
De entre os designados 'Papéis pessoais' encontram-se as nomeações de António de Saldanha da Gama para alguns dos cargos por ele desempenhados, os diplomas de distinções honoríficas e correspondência, alguma de carácter
privado.

Na segunda parte, denominada de 'Vária', existem múltiplos documentos manuscritos (192 doc.) sobre os mais diversos assuntos políticos, militares, económicos, administrativos, diplomáticos, relativos a Portugal, Brasil, Espanha e a alguns dos seus territórios sul-americanos, em especial Buenos Aires e Montevideu, e alguns documentos impressos (7 doc.)