Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Descolonização de Cabo Verde - Governo de Transição
Tipo: Fundo (Colecção)    Dimensão:    Datas: 1974-2003
Auxiliares de Pesquisa: Guia de remessa (Relação dos documentos entregues feita pelo doador).
História:
Documentos doados em Junho de 2003 à Torre do Tombo pelo vice-almirante Vicente de Almeida d' Eça, alto comissário para a descolonização de Cabo Verde.
Descrição:
Colecção constituída por originais e cópias de documentos reunidos pelo vice-almitante Vicente de Almeida d' Eça, na qualidade de Alto Comissário para a descolonização de Cabo Verde, entre os quais o acordo entre o Governo Português e o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), de Dezembro de 1974, os exemplares do Boletim Oficial de Cabo Verde onde foram publicados o Estatuto Orgânico do Estado de Cabo Verde, a nomeação do Alto-Comissário e dos ministros do Governo de Transição (GT), actas e comunicados do GT, intervenções públicas do Alto-Comissário, e suas comunicações à Comissão Nacional de Descolonização sobre a situação em Cabo Verde. Existem documentos relativos à visita a Cabo Verde da Comissão de Descolonização da ONU, ao Movimento das Forças Armadas e sua actuação naquele arquipélago, à cooperação civil e militar, à eleição da Assembleia Representativa do Povo de Cabo Verde e à cerimónia da Independência.

O Vice-Almirante Vicente de Almeida d' Eça anexou àqueles documentos o texto da comunicação que apresentou nos Estudos Gerais da Arrábida - Conferências do Convento, em Outubro de 1998, sobre o período de independência de Cabo Verde, bem como as proferidas pelo Coronel José Manuel Vaz Barroco, pelos Generais Vasco Wilton Pereira e Amílcar Fernandes Morgado e, ainda, a proferida pelo Dr. Carlos Fernandes dos Reis no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, em 2003.