Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Documentos de D. Carlos, D. Amélia e D. Manuel II
Tipo: Fundo (Colecção)    Dimensão: 204 documentos    Datas: 1893-1910
Auxiliares de Pesquisa: L 527
História:
Documentação comprada pela Torre do Tombo a livreiros antiquários e em leilão, em Novembro de 1966, Setembro de 1977, Junho de 1981 (a José Manuel Rodrigues) e em Julho de 1982.
Descrição:
Grande parte da documentação está directamente relacionada com D. Manuel II, como as suas memórias relatando a morte de seu pai, o rei D. Carlos, um copiador de cartas, discursos proferidos, telegramas e correspondência recebida de outros soberanos da Europa, como sejam Eduardo VII e Jorge V de Inglaterra, Afonso XIII de Espanha, e de diversas personalidades, sendo de referir Luís Augusto Pinto de Soveral (1° Marquês de Soveral), José Capelo Franco Frazão (1° Conde de Penha Garcia), Venceslau de Lima, Manuel de Oliveira Ramos, Zófimo Consiglieri Pedroso, Fernando Serpa, António Maria Tovar de Lemos Pereira (10 conde de Tovar), António Ribeiro da Costa, Vicente de Paula Gonçalves Zarco da Câmara (10° Conde da Ribeira Grande), entre outros.

Existem algumas cartas dirigidas a D. Amélia, remetidas por D. Carlos, por D. Manuel II, por Hintze Ribeiro, Venceslau de Lima, António Maria José de Melo César e Meneses (5° Conde de Sabugosa), entre outros.