Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo (Colecção)    Dimensão:    Datas: 1147-1845
História:
João Martins da Silva Marques, nascido em 1894, foi licenciado em Direito e detentor do curso Superior de Bibliotecário Arquivista.
Tendo ocupado o cargo de chefe da Secção no Ministério das Colónias, transitou para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, com a categoria e primeiro conservador, para o qual foi nomeado por Decreto de 20 de Dezembro de 1926.
Em 26 de Maio de 1934 foi provido no lugar de primeiro conservador do quadro. Data de 16 de Julho 'de 1950 a sua saída da Torre do Tombo para a Biblioteca Nacional, onde iria desempenhar o cargo de director até Janeiro de 1951.
Nesta data foi nomeado director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, por portaria de 16 do referido mês, cargo que exerceu até que se aposentou em 24 de Março de 1960. Foi sócio efectivo e vice-presidente do Instituto de Arqueologia, História e Etnologia.

Oferta do próprio e compra em leilão, nos anos de 1971, 1972 e 1978.
Descrição:
Arquivo pessoal constituído por documentos relativos aos trabalhos que Silva Marques elaborou ou tinha em preparação, nomeadamente o prefácio e outros apontamentos relativos à obra Descobrimentos Portugueses, ao Index Indicum, à história da Torre do Tombo e da sua documentação, transcrições e estudos paleográficos.

Integra também, e maioritariamente, cópias dactilografadas de documentos da Torre do Tombo sobre a expansão ultramarina, Sintra e arredores, Cascais, Mafra, Azeitão e Arrábida, existentes em fundos e colecções da Torre do Tombo, como Corpo Cronológico, Gavetas, Leis, Bulas, Cartas dos Vice-Reis, Chancelarias Régias, Memórias Paroquiais, Desembargo do Paço, Casa do Infantado, Conselho Geral do Santo Ofício, Cartórios Notariais, e de diversas instituições religiosas.