Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo    Dimensão: 27 maços +8 vols.    Datas: Séc. XVI-XIX
História:
O Morgado dos Soares em Setúbal foi instituído pelo Doutor Paulo Soares da Gama casado com D. Isabel Dias, no ano de 1635.

José António Benedito Sousa da Gama de Faria Barros, mais conhecido por Morgado de Setúbal, nascido em 1752, descendente do instituidor, pintor contemporâneo de Bocage, era natural da Vila de Mafra, freguesia de Santo André, filho legítimo de António José Bernardo da Gama e Barros, natural da freguesia de Santa Maria da Graça em Setúbal, e de D. Josefa Antónia Perpetua de Ossuna, natural da freguesia de Santo André de Mafra, neto paterno de João Soares de Brito e de D. Isabel Apolónia Teresa de Seixas, e neto materno do sargento-mor António Soares de Faria, e de D. Teresa Catarina de Ossuna.

Foi Familiar do Santo Ofício na Inquisição de Lisboa, tendo recebido a respectiva carta em 1774. Faleceu em 1809 e jaz no mausoléu de sua família na igreja de Santa Maria da Graça em Setúbal. No Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada (Açores), encontram-se algumas telas do Morgado de Setúbal, dos finais do século XVIII, oferecidas a este museu pela Condessa de Cuba.
Descrição:
Fundo constituído pela documentação docartório da Nobreza do Morgado de Setúbal.