Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo    Dimensão: 3 cx. (241 doc.)    Datas: Séculos XVII-XX
História:
Foi 1º Visconde do Torrão (1855) Jerónimo de Magalhães Baião de Sande Lança Mexia Salema (1811-1875), filho de Joaquim de Magalhães Mexia Macedo, desembargador da Casa da Suplicação, e de D. Catarina José Baião de Lança Pereira de Sande Salema. Foi fidalgo da Casa Real, bacharel em Direito, detentor de vínculos e bens no termo da Lousã e no Alentejo, nomeadamente na vila de Torrão. Casou com D. Maria do Carmo Guedes de Portugal e Meneses, filha dos 1'" Viscondes da Costa.

O 2º Visconde (1920, D. Manuel II) foi Luís Maria José Pedro Paulo Estanislau Kostka Francisco de Sales Benjamim Macário Henriques Pereira de Faria Saldanha e Lencastre, nascido em 1855, filho mais novo dos 3"" Condes das Alcáçovas e neto materno do 10 Visconde. Sua mãe, D. Tomásia de Magalhães Mexia de Sande Salema Guedes de Meneses, filha dos 1" Viscondes de Torrão, foi a única que deixou descendência. Foi igualmente um filho seu que herdou o título de Conde das Alcáçovas.
O 20 Visconde do Torrão casou com D. Idalina Dinis de Carvalho, filha de Joaquim de Carvalho, em 1954.

Documentação adquirida por compra, em leilão, em 1988.
Descrição:
Fundo constituído por cartas e alvarás de mercê e de nomeação para cargos e ofícios, instituição de vínculos e capelas, documentação relativa a VÍnculos, cartas de compra e venda, escrituras de compra e doação, cartas e sentenças de arrematação, autos cíveis, inquirições de testemunhas, sentenças, procurações, cartas de aforamento, cartas e escrituras de dote e herança, certidões, petições, para além de correspondência. Reporta-se a bens e propriedades na Lousã, e seu termo, e no Alentejo, sobretudo Torrão, mas também em Montemor-o-Novo, e seu termo, e em Beja.