Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Colecção    Dimensão: 106 vol.    Datas: 1617-1818
<b>Nobiliário do Conde D. Pedro</b>
Nobiliário do Conde D. Pedro
História:
Colecção formada na Torre do Tombo, em data desconhecida, com documentação oriunda de diversos fundos, entre os quais a Casa da Coroa, sendo nela integradas espécies documentais idênticas, adquiridas por compra, entre as quais a Genealogia do Conde da Feira.

Refira-se, no entanto, que há um conjunto significativo de volumes elaborado por Bernardo Pimenta de Avelar Portocarreiro (1670-1742), fidalgo da Casa Real, moço do guarda-roupa de D. João V e secretário dos filhamentos da Casa Real.

Desconhece-se a forma de entrada da maior parte da documentação. Os últimos volumes (94, 95 e 106 a 114) foram comprados em leilão entre 1979 e 1992.

A colecção é constituída por genealogias da família real e, em grande parte, de famílias nobres portuguesas, por vezes compiladas segundo critérios geográficos, numa forma de exposição narrativa, tanto de descendências como de ascendências, incluindo algumas árvores de costados e algumas descrições heráldicas das armas das famílias. São originais, cópias ou traduções elaborados, entre outros, por Bernardo Pimenta Avelar Porto carreiro, D. Francisco de Meneses, Damião de Góis, João Álvares, abade de Esmeriz, Padre Marcelino Pereira, António Manuel Pereira Fajardo, o conde D. Pedro, D. António Caetano de Sousa, Padre Baltasar Teles, D. António de Lima Pereira, Gaspar Francisco Magalhães Barreto, Francisco Coelho Mendes, D. Lourenço Huet de Sotomaior e Pinto, António Correia da Silva, José Fortunato Barreto de Pina Botelho, Manuel de Faria e Sousa, Jorge da Cunha e Sousa, Conde de Vila Nova, Nicolau de Brito Botelho, António Peixoto de Queirós e Vasconcelos, José Freire Monterroio Mascarenhas, Leonel de Abreu de Vasconcelos de Sotomaior, e Manuel de Meireles e Sousa.

Encontra-se ainda um livro da matrícula dos filhamentos da Casa Real, provavelmente proveniente do Cartório da Mordomia-Mor da Casa Real, e uma compilação de correspondência de Manuel José Costa Felgueiras Gaio para João de Vasconcelos Barreto Ferraz.
Descrição:
Neste núcleo estão reunidas obras manuscritas de Genealogia de diversos autores, incluíndo o célebre Livro de Linhagens de Portugal, de Damião de Gois ou o Livro Velho das Linhagens de Portugal, de D. António Caetano de Sousa.
Fazem também parte deste núcleo os 14 volumes manuscritos do "Nobiliário de Queirós" (que integra o "Nobiliário das Famílias Ilustres de Portugal", de António Peixoto de Queirós e Vasconcelos, o "Memorial Genealogico Antiguidad", de D. Gabriel Bernardo de Quirós (1 volume) e o "Titulo e Apellido de Vargas", 1 volume) e finalmente, 5 maços de Genealogias da Real Mesa Censória.