Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Desembargo do Paço
Tipo: Fundo    Dimensão: 262 Livros + cerca de 8.144 Maços    Datas: 1481-1833
História:
Criado no reinado de D. João II, o Tribunal do Desembargo do Paço só ganhou verdadeira autonomia, em relação à Casa da Suplicação, com o seu regimento especial em 1521, aquando da publicação da 2a edição das Ordenações Manuelinas.

Até ao reinado de D. Sebastião, o Desembargo do Paço foi presidido pelo próprio monarca, tornando-se o tribunal supremo do reino com alargamento sucessivo de atribuições.

No período do domínio castelhano, Filipe I de Portugal deu-lhe novo regimento em 27 de Julho de 1582, e Filipe II, por carta de 9 de Março de 1605, autorizou-o, nos casos urgentes, a passar provisões enquanto não viessem assinadas pelo rei. A partir das Ordenações Manuelinas, a jurisdição do Desembargo do Paço abrange as matérias de graça em assuntos tocantes à justiça. No âmbito destas matérias, cabem todas as atribuições enumerados no Tit. 3 do Livro 1 das Ordenações Filipinas, com a característica comum de quase todas elas configurarem situações de privilégio ou de beneficio.

Além das já referidas atribuições, competia, ainda, a este tribunal resolver conflitos de jurisdição entre a Casa do Cível e a Casa da Suplicação, bem como todos os assuntos referentes à administração de justiça.

Para regular o funcionamento do expediente ordinário das petições e requerimentos provenientes das diversas comarcas do país, este tribunal compreendia uma estrutura orgânica, assente em diversas repartições, cujo critério distintivo residia no facto de atender à diferenciação geográfica, por províncias, consoante a divisão administrativa vigente:


Repartição da Corte, Estremadura e Ilhas (abarcando os territórios do Ultramar); Alentejo e Algarve; Beira; Minho e Trás-os-Montes. Além destas repartições, convém referir, ainda, o papel da Repartição das Justiças e Despacho da Mesa, cujo objectivo principal era o da administração da justiça, e os desempenhos do porteiro, distribuidor e tesoureiro, cargos normalmente exercidos em regime de acumulação.


Mais tarde, com a transferência da Corte para o Brasil, e por alvará de 10 de Setembro de 1811, foram constituídas Mesas do Paço nas capitanias de todos os domínios ultramarinos, incumbidas da resolução da maior parte dos negócios de graça e justiça, antes reservados à competência do Desembargo do Paço.

Em 1833, por decreto de 3 de Agosto, foi extinto este Tribunal, passando as suas atribuições de graça e mercê e de administração da justiça, para a jurisdição das Secretarias de Estado do Reino e dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça.
Descrição:
A documentação deste fundo respeita, na maioria dos casos, à concessão de privilégios e benefícios, abrangendo a totalidade do território nacional.


Assim, quanto aos privilégios poder-se-a encontrar: concessão de perdões; levantamento de degredos; fianças para aguardar o julgamento em liberdade; cartas de seguro para provar a inocência em liberdade; recursos de revista; autorização de subrogação de bens de morgados, foreiros ou dotais; dispensas ou prorrogações de prazos; autorizações de recursos fora dos prazos legais; autorização para não execução de provisão régia; legitimações; perfilhações; emancipações; naturalizações de estrangeiros; confirmação de doações; autorização de provas de direito comum; autorização para nomeações interinas de funcionários (serventias de ofícios); restituição da fama, ou bom nome a pessoas condenadas por crime infamante; obtenção de privilégios de desembargador.


Da concessão de benefícios destacam-se entre outros: a apresentação de priorados de igrejas e capelas do padroado real; concessão de licenças para impressão de livros relativos a matérias temporais; a obtenção de certidões de leis e de outros documentos existentes no arquivo régio.


A administração judicial enquadra-se igualmente no âmbito das atribuições do Tribunal, exigindo procedimentos de carácter administrativo, com o objectivo de proceder ao recrutamento de magistrados para as diversas comarcas. Neste âmbito, sâc concedidos os
seguintes beneficias: nomeação de oficiais de justiça das comarcas, (tabeliães, escrivâes, porteiros, contadores dos tribunais da Corte); confirmação de juízes ordinários nas terras; passagem de certidões de autos de residência aos provedores, corregedores e juízes.


A administração local era exercida, sobretudo, em termos de controlo da legalidade para a constituição das vereações das câmaras municipais. Ainda no quadro local, alguns dos beneficias concedidos pelo Desembargo do Paço respeitam a autorizações para: dar em sesmaria os bens dos concelhos; lançamento de fintas dos concelhos acima do montante previsto; demarcações e tombos; confirmação de posturas locais.

Organização:
A documentação foi mantida de acordo com a sua proveniência, tendo sido respeitada a orgânica instituicional definida a partir das diversas secretarias das repartições do Tribunal.

As séries que integram os quadros de classificação de cada uma das repartições são o resultado dos expedientes corridos nas secretarias das repartições. Como tal, tendem a ser testemunho dos actos e procedimentos judiciais, reconstituindo, tanto quanto possível, os circuitos documentais e ordem original.