Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Roteiro - Organização
Reclamado há longas décadas por todos - dentro e fora do Arquivo - a elaboração de um Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo constituíu uma das prioridades do Prof. Dr. José Mattoso enquanto Director do Arquivo (1996-1998), acabando por abandonar o lugar sem ver concretizado o seu ambicioso projecto. Foi-lhe no entanto dado continuidade e, ainda em 1998, sendo já Director o Prof. Dr. Bernardo de Vasconcelos e Sousa, foi publicado o 1º volume. Também durante a sua direcção, foram publicados os 2º e 3º volumes respectivamente em 1999 e 2000.

O 4º volume, que completa a descrição Fundos das Instituições do Antigo Regime, foi publicado em 2002, já durante a direcção da Prof. Miriam Halpern Pereira.

Em 2004, na Direcção do Prof. Pedro Dias, publicou-se o 5º volume, respeitante às Insitutições Contemporâneas e, no ano seguinte, o 6º e último, que abrange as Colecções do Arquivo e os Arquivos Particulares, de Pessoas, Empresas, Associações, Comissões e Congressos.

No prefácio do 4º volume, anunciava a Prof. Miriam Halpern Pereira para 2003 a divulgação do Guia on line o que, de facto, aconteceu. Mas o projecto, por manifesta falta de qualidade e absoluta inoperacionalidade, acabou por ser abandonado e retirado da web.

Procurar colmatar essa falta é o objectivo do Roteiro que aqui se disponibiliza.

Constituem os seis volumes do Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo a tábua-mestra deste Roteiro. Seguimos, com raríssimas excepções que assinalamos no local próprio, a metodologia de apresentação e descrição dos Fundos.

Em complemento daquele trabalho, recorremos frequentemente aos dois primeiros volumes do "Roteiro de Fontes de História de Portugal - Arquivo Nacional da Torre do Tombo", coordenado pelo Prof. Dr. Joel Serrão e dirigido pelas Drª Maria José da Silva Leal e Miriam Halpern Pereira, publicado em 1984 pelo Insituto Nacional de Investigação Científica.

Acessoriamente, foram também consultadas muitas outras obras, sugeridas ou não pelo próprio Guia Geral de Fundos, que vão indicadas na Bibliografia Geral e nas páginas dos Fundos a que mais directamente respeitam.