Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Ministério do Comércio e da Indústria
Tipo:    Dimensão: 34 Livros + 98 ex.    Datas: 1933-1940
História:
O Ministério do Comércio e da Indústria foi constituído em 1933, depois dos serviços da produção agrícola terem sido desintegrados do Ministério do Comércio, Indústria e Agricultura. À data da sua constituição, integravam o Ministério do Comércio e Indústria a Direcção Geral do Comércio e Indústria e serviços adstritos, a Direcção Geral das Indústrias, a Direcção Geral de Minas e Serviços Geológicos, o Instituto Geográfico e Cadastral, a Junta Nacional de Exportação de Frutas, o Consórcio Português de Conservas de Sardinha, a Casa do Douro e Grémio dos Exportadores de Vinho, o Instituto do Vinho do Porto e o Instituto Português de Combustíveis. No ãmbito do Ministério do Comércio e Indústria funcionaram ainda diversos organismos consultivos, designadamente, o Conselho Superior Técnico das Indústrias, o Conselho Técnico Corporativo do Comércio e da Indústria, o Conselho Superior de Meteorologia e a Comissão de Explosivos.

Durante a sua vigência, o Ministério do Comércio e Indústria procurou estender aos principais ramos da produção nacional a rede das experiências de organização com base corporativa, quer através de organismos corporativos propriamente ditos - grémios, uniões ou federações - quer de outras soluções de coordenação económica - institutos, juntas, comissões reguladoras informadas pela doutrina do Estatuto do Trabalho Nacional.

O Ministério do Comércio e Indústria foi extinto em 1940, tendo as suas atribuições e competências transitado para o Ministério da Economia.

História custodial:
Este fundo, que integrou com outros organismos da administração centraIo designado Arquivo Central das Secretarias de Estado, foi incorporado no edifício das Trinas, donde transitou para a Amora.
Posteriormente, sob a tutela da Secretaria de Estado da Cultura, o referido Arquivo Central foi temporariamente instalado no edifício da Biblioteca Nacional, tendo ingressado na Torre do Tombo entre Fevereiro de 1993 e Setembro de 1994.