Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo/Colecção    Dimensão:    Datas:
Descrição:
Os documentos são, na sua grande maioria, originais e minutas da correspondência diplomática entre Portugal e a Santa Sé, podendo encontrarse entre os correspondentes D. João III, a rainha D. Catarina, o papa Paulo III, os diplomatas Simão da Veiga, Baltasar de Faria, Francisco Botelho, Pero Domenico, Cristóvão de Sousa, o secretário de Estado Pedro de Alcáçova Carneiro, João Rebelo de Lima (feitor na Flandres), Francisco Pereira, o bispo de Sinogaglia, mestre Inácio (Geral da Companhia de Jesus), o Cardeal Santafiore, o Cardeal Santiquatro, o Cardeal Pistoya, o Cardeal de Burgos, o Cardeal Marcello, o Cardeal Farnese, o Cardeal Carpi, o Cardeal Crescenzio, e o Cardeal Pucci, Estêvão del Bufalo (camareiro do papa), Margarida de Áustria, o Geral da Ordem de São Domingos, o padre frei Jerónimo de Padilha, o núncio João Ricci de Montepoliciano, João Ugolino, e Lucas de Orta (deão da Sé da Guarda).
A documentação revela os conflitos e as negociações diplomáticas que envolveram o estabelecimento da Inquisição em Portugal. São igualmente tratados outros assuntos como o provimento de bispos, nomeadamente para as dioceses de Ceuta, Viseu, Guarda e Coimbra, da arquidiocese de Braga e a criação dos bispados de Portalegre, Miranda e Leiria. Existem várias informações sobre as rendas de diversos bispados, como sejam os de Braga, Coimbra, Miranda, Leiria, Viana do Castelo, Viseu, Covilhã e Portalegre, sobre o pagamento das décimas impostas pelo papa, e acerca de medidas relativas aos mosteiros de Santa Cruz de Coimbra,-de--São-João-de-bongos--Vates;- de São Fins de Friestas, e de Santa Maria de Refóios de Lima.

Alguns documentos referem o Concílio de Trento e os representantes portugueses, entre os quais se contava D. Fr. Baltasar Limpo, bispo do Porto.

Podem ainda citar-se como assuntos abordados na documentação os pedidos de dispensa de parentesco para matrimónio ou de defeito de nascimento, e a solicitação ao Doge de Veneza para a vinda do letrado em Leis e Cânones micer Marco de Mântua para a Universidade de Coimbra.

É de referir uma carta de D. Constantino de Bragança, vice-rei da Índia, escrita em 1561 a D. João III relatando ocorrências do seu vice-reinado.