Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Manuscritos Vindos do Ministério da Instrução Pública
Tipo: Fundo/Colecção    Dimensão:    Datas:
História:
É possível que a documentação tenha ficado "esquecida" nas instalações que o Ministério do Reino cedeu ao Ministério da Instrução Pública, no seu curto período de existência (de 22 Junho a 27 de Dezembro de 1870). Assim, alguma da documentação que integra esta colecção, poderá ter sido herdada ou acumulada pelo Ministério do Reino no decorrer do desempenho das suas vastas funções, ou ainda comprada, como é o caso de quatro volumes de correspondência diplomática (liv, 25, 26, 27 e 28), onde está expresso que foram adquiridos para o Arquivo da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino em Julho de 1855.

Como tal, é de considerar a possibilidade de os documentos desta colecção e os da colecção Manuscritos vindos do Ministério do Reino terem formado um conjunto documental heterogéneo, custodiado pelo Ministério do Reino.
É de referir que um dos livros (n" 43) tem inscrito ser pertença da livraria do Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa, desconhecendo-se o seu percurso custodial.

Alguns documentos e volumes foram já integrados nos respectivos fundos, após a devida identificação.
Fonte imediata de aquisição ou transferência:

Os manuscritos vindos do Ministério da Instrução Pública foram remetidos por ofício do Ministério dirigido ao guarda-mór da Torre do Tombo, datado de 3 de Dezembro de 1870.
Descrição:
A documentação desta colecção é diversa existindo alguma relacionada com instituições religiosas, designadamente o seminário de Santarém, alguns mosteiros de religiosas franciscanas da província de Portugal e a Catedral de Mariana no Brasil, com assuntos da Casa Real, especificamente o guarda-roupa de D. João IV, sobre administração de bens de órfãos, e alguma correspondência diplomática entre Sebastião José de Carvalho e Melo, Gonçalo Manuel GaIvão de Lacerda, D. Luís da Cunha, Marco António de Azevedo Coutinho, de Luis XV de França e Frederico II da Prússia, e ainda a chave de uma cifra. Existem também documentos sobre agricultura e comércio, vinhas do Alto Douro, açúcar e tabaco do Brasil, e contratos ultramarinos, sobre nomeações e confirmações de mercês régias (a Manuel Álvares Velho, aos duques de Bragança D. Jaime e D. João, Diogo Lopes de Sequeira, D. Luís da Gama, José Correia, Pedro Sanches de Farinha, padre frei Carlos de Araújo, Catarina Josefa Correia, Mariana Antónia Josefa da Rocha Correia, Manuel Correia da Silva, José de Matos e Sousa), e ainda de carácter particular (testamento de D. Juan Tomaz Henriquez de Carbrera, almirante de Castela). Um dos volumes é o Livro em que se contém toda a fazenda e real património dos reinos de Portugal, Índia e Ilhas adjacentes e outras particularidades de Luís de Figueiredo Falcão.