Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo (Colecção)    Dimensão: 23 documentos    Datas: 23-30 de Maio de 1834
Auxiliares de Pesquisa: Não dispõe de instrumento de descrição.
História:
Desconhece-se a história da formação desta colecção. No entanto, na informação do livreiro, aposta em capilha, consta que esta documentação parece ter pertencido ao Duque da Terceira (António José de Sousa Manuel e Meneses Severim de Noronha).

A documentação não se encontra tratada, e, desde a sua aquisição, ficou conhecida pelo conteúdo. No entanto, apresenta caracteristicas de fundo pessoaI, dado tratar-se de documentos acumulados no desempenho da actividade oficial do Duque da Terceira.

Documentação comprada a J. C. Silva, Livraria Histórica Ultramarina, em 11 Dezembro de 1975.
Descrição:
Conjunto de 23 documentos, dos quais 9 originais, 4 cópias, e 10 minutas, de correspondência trocada entre o Duque de Saldanha (João Carlos Gregório Domingues Vicente Francisco Saldanha Oliveira e Daun), o Duque da Terceira (António José de Sousa Manuel e Meneses Severim de Noronha), e o general José António de Azevedo Lemos sobre a suspensão de armas, a proposta de negociação e sobre algumas das cláusulas da Convenção, como a data e local de embarque de D. Miguel e a relação das pessoas que o acompanharam no exílio, em datas imediatamente anterior e posterior à assinatura da Convenção que pôs fim à luta, em 26 de Maio de 1834.