Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo/Colecção    Dimensão: 84 documentos    Datas: 1571-1838
Auxiliares de Pesquisa: L 507
Descrição:
Colecção constituída por documentos (num total de 64) de um processo litigioso entre D. Miguel de Portugal (70 conde de Vimioso) e os procuradores da Coroa sobre a posse da capitania de Pernambuco, datados de 1619 a 1713.

Fazem também parte desta colecção 3 documentos que se referem a Montemor-o-Novo, designadamente uma carta de escambo de propriedades, uma sentença e uma escritura de venda de um pomar.

Dez documentos dizem respeito à administração de bens de D. Maria de Meneses, sendo na sua maioria quitações passadas a seu filho Francisco Correia, pela abadessa do Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Lisboa e pelos prior e procurador do convento de São Domingos de Benfica, entre os anos de 1581 e 1586.

Os restantes 7 documentos não têm qualquer relação entre eles, sendo uma cópia da lei sobre a gente da Nação de 1610, uma cópia do alvará de confirmação do compromisso da Casa da Misericórdia de Lisboa, datado de 1618, outros documentos sobre as exéquias a realizar pelos religiosos do Mosteiro de São Vicente de Fora de Lisboa, e sobre a administração da casa dos Condes de Pombeiro (1763-1838).