Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo    Dimensão: 17 doc.    Datas: 1334-1694
Auxiliares de Pesquisa: L 545
História:
Alão de Morais é um dos ramos da família Alão, a qual, segundo o Anuário da Nobreza Portuguesa, descende de Afonso Fernandes Alão (3° neto de D. Mendo Alão, senhor e conquistador de Bragança, segundo os nobiliários), que viveu no reinado de D. Sancho II e, em 1275, instituiu um vínculo na sua quinta de S. Vicente de Pereira.

Domingos Geraldes Alão, neto de Afonso Fernandes Alão, cónego da Sé do Porto e prior na igreja de Fermelã, instituiu um vínculo na sua quinta de Sá, perto do reguengo de Quebrantões, na cidade do Porto. Seu irmão Gonçalo Geraldes, abade de São Cristóvão de Mafamonde, no julgado de Gaia, foi o instituidor da capela dos Alões, a favor de Afonso Martins, seu sobrinho, prior do Souto.

Ainda conforme o Anuário da Nobreza, "a sucessão do morgado dos Alões veio a cair em Margarida Fernandes Alão (filha de Jerónimo Lopes de Morais Machado e de sua mulher Inês Fernandes Alão, descendente de um irmão do instituidor do morgado) que do seu casamento com Manuel Gonçalves da Silva, homem nobre, teve a Baltasar de Morais Alão que viveu no Porto e cuja descendência se extinguiu no seu 3° neto, Inácio Pedro de Morais Alão, fidalgo de cota de armas (1775).
Uma irmã de Baltasar de Morais Alão, Maria Manuel Alão, casada com Cristóvão Rodrigues Pereira, teve um filho de nome Aleixo Alão de Morais que casou com D. Maria Nunes Camelo. Deste casamento nasceu Baltasar Alão de Morais, pai de Cristóvão Alão de Morais que casou com D. Joana Maria de Mendonça.

Foi filho de D. Joana Maria e de Cristóvão Alão, Agostinho Aurélio de Morais Alão que casou com D. Filipa Teresa de Morais. Deles nasceu Cristóvão Alão de Morais Sarmento, senhor do morgado dos Alões, que de seu casamento com D. Teresa Ana Pessoa de Faria teve Agostinho Alão de Moraes Pimentel, sucessor de seu pai, que foi casado com D. Joana Narcisa de Almeida.

O filho sucessor de D. Joana Narcisa e Agostinho Alão de Moraes Pimentel foi Francisco Alão de Morares Pimentel, senhor do morgado dos Alões e da quinta de Recarei, em Leça do Balio, que casou com D. Ana Rita do Carmo Correia de Sousa Montenegro. O filho deste casal, Agostinho Alão de Morais Pimental, sucessor na Casa de Alão, casou em 1808, em Cedofeita, com D. Francisca Carolina Xavier Ferreira de Sá Gavião Pessoa. Deste casal descendem os actuais representantes da família.

O espólio desta família incorporado no Arquivo da Torre do Tombo, inclui documentos referentes a Gonçalo Geraldes, Domingos Geraldes, Aleixo Alão, Cristóvão Alão de Morais, Agostinho Aurélio de Morais Alão, entre outros.

Documentação comprada em 1978 e 1981.
Descrição:
A documentação é referente à administração de propriedades (vendas, sentenças, emprazamentos), e da capela dos Alãos na Sé do Porto, existindo o testamento de Gonçalves Geraldes (instituidor da referida capela), e outros documentos referentes a Cristóvão Alão de Morais.