Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo    Dimensão: 1Iiv.; 1 cad.    Datas: séc. XIX
Auxiliares de Pesquisa: L 545
História:
O senhorio de Azevedo remonta à época medieval, constando o apelido no Livro Velho de Linhagens, segundo o qual D. Godinho Viegas de Azevedo, rico-homem do tempo do conde D. Henrique teria sido o primeiro a usá-lo.

A casa-solar situa-se no concelho de Barcelos. São oriundas desta família diversas personalidades, entre as quais, Lopo Dias de Azevedo que acompanhou D. João I na batalha de Aljubarrota, tendo recebido em recompensa o senhorio de São João de Rei. Era filho do tenente-coronel de Milícias de Barcelos, António Martinho Velho de Barbosa da Fonseca Sousa e Castro e de sua mulher, Maria Emília Lopes de Azevedo Pinheiro Pereira e Sá. Vários membros da família serviram no Norte de África e na Índia.

Ao 29° senhor da casa-solar e donatário da vila e couto de Azevedo, 21° senhor do morgado dos Coelhos de Vila de Souto de Riba-Homem, 14° senhor de Mazarefes, Castro, Paradela e respectivos padroados, 13° senhor do morgado de Pouve, 22° senhor da Casa do Paço, Francisco Lopes de Azevedo Velho da Fonseca Barbosa Pinheiro Pereira e Sá Coelho (1809-1876), foi concedido o título de visconde (1846) e por Decreto de 23 de Novembro de 1876, foi elevado a conde, tendo sido o 1° conde de Azevedo. Foi casado com D. Maria José Carneiro da Grã Magriço, herdeira do morgado José Carneiro da Grã Magriço e de sua mulher, Francisca Henriqueta Coelho Fiuza Ferreira Marinho Falcão Souto-Mayor.

Foi coronel comandante dos Voluntários Realistas, fez parte da 4" Divisão Realista e da Coluna Móvel ao Norte do Douro. Por algum tempo na política, dedicou-se sobretudo à cultura, tendo feito reedições de obras antigas numa tipografia que instalou no seu solar de Azevedo, transferida depois para o Porto e Póvoa de Varzim. Foi membro correspondente da Academia Real das Ciências por proposta de Tomás Ribeiro.

Não tendo herdeiros directos, a representação da Casa de Azevedo passou a sua sobrinha D. Maria Cândida Falcão de Azevedo por sua vontade, expressa em testamento.

Foi 2° Conde, Pedro de Barbosa Falcão de Azevedo e Bourbon (Decreto de 14.7.1905), filho da sobrinha do 1° Conde e de Francisco Barbosa do Couto Soutomaior. O 2° Conde de Azevedo fez parte da Comissão de Inquérito Vinícola e Vitícola (1908), criou o Sindicato Agricola e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Monção (1905), fomentou a criação da Federação dos Sindicatos Agricolas do Norte (1917), tendo sido seu presidente (no Congresso Agricola de Braga, em 1924, foi apresentado um «Regulamento da Produção e Comércio dos Vinhos Verdes» da sua autoria), foi ministro da Instrução e da Agricultura, Comércio e Indústria do Governo Provisório do Porto. Colaborou em revistas e jornais políticos, no Dicionário Portugal e na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e publicou as Cartas Inéditas de Camilo ao Primeiro Conde de Azevedo (1927).

Documentação adquirida por compra, em leilão, em 1989.
Descrição:
Corresponde ao "Livro geral de todos os prazos e foros" do Morgado de Azevedo (com a nota de que pertence "aos Exmos Visconde e Viscondessa de Azevedo".

Para além deste livro, inclui certidões dos registos de doação e confirmação de São João de Rei e terras de Bouro aos seus sucessivos donatários.