Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria
Tipo: Fundo    Dimensão: 640 Livros + 604 Maços    Datas: 1852-1911
História:
O Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria foi criado por Decreto de 30 de Agosto de 1852, tendo-lhe sido atribuídos todos os domínios de acção e assuntos da Repartição de Obras Públicas, até aí sob a alçada do Ministério do Reino. O Ministério passou a superintender em todos os assuntos relativos a obras públicas, comunicações, comércio, indústria e agricultura. O decreto de criação atribuiu-lhe os seguintes serviços: Secretaria Geral e Gabinete Particular do Ministro, Direcção das Obras Públicas e Minas, Direcção do Comércio, Agricultura e Manufacturas e Repartição de Contabilidade.

Neste diploma surgiam mencionados como organismos consultivos o Conselho Geral de Obras Públicas e o Conselho Geral do Comércio, Agricultura e Manufacturas. Passaram para a sua dependência os organismos já existentes da Administração Geral das Matas, da Direcção dos Trabalhos Geodésicos, Topográficos e Cadastrais do Reino e da Inspecção dos Faróis.

Com o Decreto Regulamentar de 30 de Setembro de 1852, o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria passou a ser constituído da seguinte forma: Gabinete do Ministro, Direcção das Obras Públicas, Direcção do Comércio e Indústria e Repartição de Contabilidade. Por este regulamento foi extinta a Secretaria Geral, sendo as suas actividades atribuídas a duas Repartições Centrais: a Direcção de Obras Públicas e a Direcção do Comércio e Indústria.

Em 10 de Novembro de 1852 foi publicado um diploma régio a extinguir a Comissão de Minas, criada por Carta de Lei, em 25 de Julho de 1850, cometendo ao Conselho de Obras Públicas e Minas o desempenho das funções que tinham sido atribuídas àquela Comissão.

A Carta de Lei de 6 de Junho de 1859 autorizou o Governo a reformar o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, criando-se, então, uma Repartição de Estatística, o Conselho de Obras Públicas e Minas, o Conselho Geral de Comércio, Agricultura e Manufacturas e a Intendência das Obras Públicas do Distrito de Lisboa. Com o Decreto de 5 de Outubro deste mesmo ano, os serviços do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, passaram a apresentar a seguinte estrutura: Gabinete do Ministro, Direcção Geral de Obras Públicas e Minas, Direcção Geral do Comércio e Indústria, Repartição Central e Repartição de Contabilidade.

Pelo Decreto de 30 de Dezembro de 1868 foram revogados os Decretos de 30 de Agosto de 1852 e 5 de Outubro de 1859, relativos à criação e organização dos Conselhos de Obras Públicas e Minas. Por este mesmo Decreto foi criada uma Junta Consultiva de Obras Públicas e Minas. Já em 23 de Dezembro de 1868, por decreto assinado pelos ministros do gabinete de Sá da Bandeira, o Instituto Geográfico ficara associado aos Arquivos Militares, passando para a dependência do Ministério da Guerra

O Ministério sofreu novas remodelações com o Decreto de 31 de Dezembro de 1868, passando os seus serviços a ficarem organizados da seguinte maneira: Direcção Geral de Obras Públicas e Minas, Direcção-Geral do Comércio e Indústria, Repartição Central, Repartição de Contabilidade, Repartição do Arquivo e Biblioteca e Ajudante do Procurador Geral da Coroa junto do Ministério.

O Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria sofreu novas remodelações através do Decreto de 28 de Julho de 1886, passando a englobar quatro Direcções Gerais: Obras Públicas e Minas, Agricultura, Comércio e Indústria e Correios, Telégrafos e Faróis.

Por Decreto de 1 de Dezembro de 1892, os serviços internos do Ministério ficaram a cargo da Secretaria de Estado dos Negócios de Obras Públicas, Comércio e Indústria e de quatro corporações consultivas. A Secretaria de Estado era constituída por três Direcções de Serviços e três Repartições independentes: Direcção dos Serviços de Obras Públicas, Direcção dos Serviços Telégrafo-Postais, Direcção dos Serviços Agrícolas, Repartição dos Serviços Técnicos de Minas e Indústria, Repartição de Estatística Geral e Repartição do Comércio e Serviços Gerais. Os quatro corpos consultivas denominavam-se respectivamente: Conselho Superior de Obras Públicas e Minas, Conselho Superior de Agricultura, Conselho Superior de Comércio e Indústria e Conselho Superior de Estatística.

Pela Reforma de 28 de Dezembro de 1899, os serviços da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas, Comércio e Indústria ficaram distribuídos da seguinte forma: Direcção Geral de Obras Públicas e Minas, Direcção de Agricultura, Direcção Geral do Comércio e Indústria, Direcção Geral dos Correios e Telégrafos e Repartição Central.
Por Decreto de 28 de Fevereiro de 1903 operou-se a última reforma do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, antes de alterar a sua designação com a implantação da República. Os serviços da Secretaria de Estado ficaram assim distribuídos: Direcção Geral das Obras Públicas e Minas, Direcção Geral da Agricultura, Direcção Geral do Comércio e Indústria e Direcção Geral dos Correios e Telégrafos.

O arquivo geral da Secretaria de Estado e os serviços gerais ficaram sob a superintendência do secretário geral do Ministério. Junto da Secretaria de Estado funcionavam ainda as seguintes corporações consultivas: Conselho Superior de Obras Públicas e Minas, Conselho Superior de Agricultura, Conselho Superior do Comércio e Indústria, Conselho dos Melhoramentos Sanitários, Conselho dos Monumentos Nacionais e Conselho de Tarifas.

A designação de Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria foi alterada pelo Decreto de 8 de Outubro de 1910, passando a denominar-se Ministério do Fomento, apesar de manter a orgânica anterior.

História custodial e arquivística:
Esta documentação esteve à guarda da Caixa Geral de Depósitos, indo em seguida para a Repartição do Património da Direcção Geral da Fazenda Pública, posteriormente Direcção Geral do Património Nacional, onde chegou a integrar o projectado Arquivo Central das Secretarias de Estado, depois de ter estado no Convento das Trinas, e na Amora. Em 1985 foi transferida para a Biblioteca Nacional, onde, por sua vez, foi remetida para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre Fevereiro de 1993 e Setembro de 1994.
Descrição:
Assuntos relativos a obras públicas, comércio, indústria e agricultura, minas, trabalhos geodésicos e topográficos, processos de construção e conservação de obras. A documentação anterior à data de criação do Ministério, foi tramitada durante a vigência do Ministério do Reino. A documentação existente na Torre do Tombo é, sobretudo, posterior a 1880, encontrando-se a restante no Arquivo Histórico do Ministério das Obras Públicas.
Organização:
Critério da última proveniência, uma vez que a documentação foi sendo herdada de serviço para serviço à medida que, com o decorrer do tempo, foram sendo extintos ou as suas funções transferidas para outros que lhes deram continuidade.