Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo:    Dimensão: 70 Livros + 80 Maços    Datas: 1910-1943
História:
A Secretaria Geral do Ministério do Interior funcionou até 1918, data em
que foi extinta. Até ao seu restabelecimento em 1919, as respectivas competências foram distribuídas pela Repartição do Gabinete e pela Direcção Geral da Administração Pública.

Em 1927 foi criada, no âmbito da Secretaria Geral, a Secretaria do Jogo, junto da qual funcionou o Conselho de Administração de Jogos.

Na sequência da reorganização dos serviços do Ministério do Interior efectuada em 1928, a Secretaria Geral passou a integrar, para além da Secretaria do Jogo, uma Secção. A esta foram atribuídas funções de gestão patrimonial, de gestão financeira e de gestão de pessoal e ainda competências para a classificação e distribuição da correspondência não confidencial, a preparação dos processos a submeter ao Conselho Disciplinar, a instalação e manutenção do Arquivo do Ministério e o tratamento da legislação.

A partir da remodelação dos serviços realizada em 1935, funcionaram junto da Secretaria Geral, o Conselho de Administração de Jogos, a Secretaria de Serviços de Turismo e o Conselho Nacional de Turismo.
A Secretaria Geral voltou a ser remodelada em 1947 e as suas atribuições redefinidas.

Em 1973 foram reestruturados os serviços a cargo da: Secretaria Geral, que passou a ser um órgão de estudo, coordenação e apoio técnico-administrativo, com vista ao aperfeiçoamento dos serviços do Ministério e à promoção e aplicação das providências de reforma administrativa. Neste sentido passou a pronunciar-se sobre projectos de diplomas legais e a proporcionar notícias e esclarecimentos relativos aos vários departamentos do Ministério.

Junto da Secretaria Geral funcionaram a Comissão Consultiva de Estatística e a Auditoria Jurídica do Ministério do Interior.
Descrição:
A informação constante das colecções de correspondência expedida e recebida e dos processos é muito diversificada, compreendendo, nomeadamente, assuntos do âmbito das competências genéricas do Ministério (convites, ordens de serviço, pedidos e agradecimentos dirigidos ao Ministro, projectos de diplomas, etc.), casos contenciosos (Conselho Disciplinar das Secretarias Gerais, inquéritos, processos disciplinares, processos de sindicâncias, etc.) e questões de pessoal (actas das Juntas Médicas, atestados, cadastro de funcionários, cartões de identificação, concursos de provimento de lugares, faltas, licenças acumuladas, listas de recenseamento eleitoral, listas de antiguidades, passes, vagas de pessoal menor), de contabilidade e economato (facturas, folhas de vencimentos, fundos permanentes, orçamentos, propostas, requisições de material, etc.) e de equipamento (aquisição de mobiliário, instalações, inventários de bens, obras, reparações, telefones, etc.).

Ilustra ainda, entre outras, questões de natureza económica (indústrias hoteleira e de moagem, actividade do Matadouro Municipal de Lisboa, etc.) e social (acção da Organização Nacional Defesa da Família, peditórios, prostituição, protecção social da mãe e da criança, etc.).