Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo:    Dimensão: 44 cx.; 20 Maços    Datas: 1938-1943
História:
No âmbito da Presidência do Conselho de Ministros foi criada uma Comissão para proceder à organização das comemorações do "Duplo Centenário da Nacionalidade" (Fundação da Nacionalidade em 1140 e Restauração de 1640). Em 11 de Abril e 2 de Junho de 1938, foram publicadas duas portarias a nomear as individualidades encarregadas de constituir a Comissão Executiva. Ainda no mesmo ano, em 28 de Outubro, pelo Decreto-Lei nº 29:087, foi constituída a Comissão Nacional dos Centenários e definidas as suas competências.

Foi presidente da Comissão dos Centenários, Director da Secção de Congressos e Presidente do Congresso do Mundo Português, Júlio Dantas. Para comissário da exposição foi nomeado Augusto de Castro e, para comissário-adjunto e engenheiro-chefe, Sá e Mello.

De acordo com o Decreto-Lei nº 29:087, a Comissão Nacional dividia-se em sete secções: Exposição do Mundo Português, Exposições de Arte, Congressos festas e espectáculos, Manifestações cívicas, históricas e religiosas, Turismo, Propaganda e Recepção. Os eventos principais do programa oficial dos Centenários foram a Exposição do Mundo Português, a Exposição Cartográfica, a Exposição Etnográfica do Douro Litoral, a Exposição Bibliográfica da Restauração, a inauguração do Museu da Restauração, o Congresso do Mundo Português, o Congresso das Corporações, o Congresso das Ciências da População, o Congresso da Imprensa Latina, a semana olímpica, o rallye dos Centenários e a reunião da Aliança Internacional de Turismo.

O programa oficial das Comemorações Nacionais de 1940, que tinha como objectivo constituir uma "síntese da civilização portuguesa", foi dividido em três épocas, Medieval, Imperial e Brigantina, e teve inauguração solene com um Te Deum na Sé Catedral de Lisboa, no dia 2 de Junho de 1940. O encerramento das festas nacionais teve lugar no dia 2 de Dezembro do mesmo ano.
Descrição:
Este fundo é predominantemente constituído por documentação da Secção de Congressos e do Congresso do Mundo Português.

A Secção de Congressos (6 Livros e 29 cx.) inclui actas, comunicações, correspondência do Presidente Geral dos Congressos com entidades particulares e diversas instituições sobre despesas, orçamentação, organização e planeamento dos Congressos, livros de registo de despesas da Exposição de .Cartografia e de pagamentos de remunerações, processos individuais dos conferencistas e processos administrativos relativos à gestão dos recursos financeiros e de pessoal.

A documentação do Congresso do Mundo Português (13 cx.) consta de 482 comunicações apresentadas no referido Congresso e correspondência e documentação contabilística.

A documentação deste fundo integra ainda fotografias de localidades e monumentos, negativos em chapas de vidro, reproduções cartográficas e planos e estudos preparatórios das Comemorações do duplo centenário.