Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Comissão Coordenadora das Comemorações da Morte de Alexandre Herculano
Tipo:    Dimensão:    Datas: 1977-1979
História:
A Comissão Coordenadora das Comemorações do Centenário da Morte de Alexandre Herculano, foi constituída por Despacho de 4 de Agosto de 1977, com o objectivo de "propor os meios mais eficazes para a coordenação das referidas comemorações e tentar articulá-las com outros departamentos de Estado e organismos privados".

A referida Comissão foi presidida por Fausto Lopo de Carvalho, responsável pelo Gabinete de Coordenação Interdepartamental de Cultura e director interino do Centro de Coordenação e Planeamento Culturais da Secretaria de Estado da Cultura. Foram ainda nomeados como membros desta Comissão, um representante da Direcção Geral do Património Cultural, um representante da Direcção Geral dos Espectáculos, um representante da Direcção Geral da Acção Cultural, a escritora Manuela de Azevedo, os investigadores Cândido Beirante e Jorge Custódio, este último como representante do Governador Civil de Santarém.

Vitorino Nemésio foi responsável pela organização da exposição icono-bibliográfica de Santarém e pelos trabalhos relativos à criação do prémio do Centenário de Herculano.

Fizeram parte dos actos comemorativos, exposições, conferências, espectáculos, festivais de música, sessões culturais, teatralização de textos de Herculano, publicação de trabalhos de investigação relativos a Herculano e à sua obra, e ainda, emissões de selos, moedas e medalhas comemorativas. Estas iniciativas tiveram o apoio de várias instituições públicas e privadas. Com sessão inaugural nos Jerónimos, as comemorações decorreram entre 13 de Setembro de 1977 e 13 de Setembro de 1978, funcionando a Comissão Coordenadora no Gabinete do Centro de Coordenação e Planeamento no edifício da Secretaria de Estado da Cultura, situado na Avenida da República em Lisboa.
Descrição:
Consta, nomeadamente, de actas das reuniões, de circulares, de correspondência com entidades oficiais e particulares sobre a realização de exposições, a atribuição de prémios, a realização de espectáculos e conferências, de despachos, de folhas de pagamento e de trabalhos concorrentes ao prémio de ensaio sobre Alexandre Herculano. Inclui também fotografias, catálogos, cartazes e ainda, uma carta geográfica e uma árvore genealógica da Família de Alexandre Herculano