Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo    Dimensão: c. 89 liv.; 35 mç.    Datas: 1857-1866
Auxiliares de Pesquisa: L 209
História:
A companhia de navegação designada por 'União Mercantil' foi criada em 1858 e os seus estatutos aprovados por Decreto de 14 de Maio do mesmo ano. Tinha por objectivo estabelecer carreiras de barcos movidos a vapor entre Lisboa e os portos dos Açores e da África Ocidental.

Os estatutos foram alterados, no tocante ao montante do capital social da companhia, pelos Decretos de 23 de Maio e 28 de Setembro de 1859.

A Companhia União Mercantil foi extinta por Decreto de 25 de Maio de 1864, ficando a funcionar até 1866 uma Comissão Liquidatária da Companhia.

Esta documentação encontrava-se indevidamente integrada no fundo Real Fábrica das Sedas e Fábricas Anexas, sendo o instrumento de descrição o mesmo.

Documentação transferida do Observatório Meteorológico do Infante D. Luís para a Torre do Tombo em 16 de Fevereiro de 1898.
Descrição:
Na documentação da Companhia União Mercantil (84 liv., 35 mç. com datas compreendidas entre 1857 e 1864) podem encontrar-se livros de accionistas, termos de posse das direcções, actas da assembleia geral, actas da direcção, termos de depósito de acções, livros de contabilidade (caixa, diário, razão, letras a pagar e a receber), contas de fretes e passagens, copiadores de cartas e telegramas expedidos, correspondência recebida, estatísticas dos vapores (Açoriano, África, D. Antónia, e Zaire -1862) e diários náuticos, entre outra documentação .
.
Este fundo engloba ainda alguns diários contabilísticos da Comissão Liquidatária da Companhia União Mercantil (5 liv., datados de 1864-1866).

No instrumento de descrição disponível é referida a existência de documentação da Companhia Algarviense de Navegação a Vapor: livro de accionistas, actas, caixa (3 liv. datados de 1854).