Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Torre do Tombo
O Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), actualmente designado Direcção Geral de Arquivos/TT, é um organismo público de âmbito nacional, tutelado pelo Ministério da Cultura, dotado de personalidade jurídica, património próprio e autonomia administrativa.

Exerce simultaneamente funções de Arquivo Histórico, tutela directa sobre arquivos, na medida em que integra o Arquivo Nacional, a quase totalidade (16) dos Arquivos Distritais e ainda a Biblioteca Pública de Évora, funções de superintendência técnica e normativa sobre todo o sector de arquivos do País, coordenação da Rede Nacional de Arquivos, bem como funções de execução da política arquivística nacional definida pelo Governo da República, a quem pode aconselhar na matéria.

As suas origens remontam, no mínimo, ao século XIII. Mas o Arquivo tal como hoje o conhecemos - um arquivo de acesso público - é relativamente recente. O nome de Arquivo Nacional da Torre do Tombo foi pela primeira vez utilizado no reinado de D. João VI mas só foi definitivamente adoptado após a implatanção da república, em 1910.

Origens
Na Idade Média, a Corte não tinha uma localização fixa e a documentação acompanhava o Rei nas suas deslocações. Só os documentos mais importantes eram guardados nos arquivos dos mosteiros, assumindo destaque especial os de Santa Cruz de Coimbra e de Alcobaça. > 2