Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
A Associação


Criada em 2004, a Associação dos Amigos da Torre do Tombo tem procurado, ao da sua existência, apoiar as actividades e inciativas do Arquivo Nacional.

Entre as múltiplas actividades já desenvolvidas, destacaremos o protocolo acordado com o Arquivo no sentido da participação da AATT no programa DIGITARQ, que inclui, entre outras tarefas, a conversão dos microfilmes em formato digital e sua disponibilização na internet. Desta colaboração resultou a digitalização e disponbilização na internet dos registos paroquiais de todos os concelhos do Distrito de Lisboa com execpeção do concelho de Lisboa (cidade), ou seja, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Loures, Lourinhã, Mafra, Oeiras, Sintra, Sobral do Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

A divulgação dos Fundos do Arquivo da Torre do Tombo tem constituído, com efeito, a principal preocupação da AATT e, nessa perspectiva, além do apoio à edição de trabalhos que tenham como fonte principal os fundos documentais do Arquivo, tem desenvolvido bases de dados que modernizem e, sobretudo, facilitem o acesso à documentação.
Actividades da AATT


  • Em 7 de Setembro de 2016, com o apoio da AATT, foi lançado um novo site Nós Portugueses que reunirá toda a informação recolhida nos livros de registos paroquiais portugueses (1536-1911) guardados no Arquivo Nacional e nos Arquivos Ditritais que dele dependem. Trata-se de um projecto de extraordinário alcance nacional com incidência em áreas diversas como a Sociologia, a Demografia, a Genealogia, a História Militar, Antropologia, Geografia, História Local, etc. Aí passarão a estar disponíveis as pesquisas nos registos paroquiais que até agora eram possíveis no site da AATT.

  • Por proposta da AATT que mereceu a imediata concordância da Direcção do Arquivo Nacional, está agora disponível uma Biblioteca Genealógica na Sala de Referência do Arquivo Nacional, para a qual a AATT tem dado um importante contributo com a oferta, até esta data (2016) de m,ais de 500 livros.

  • Desde 10 de Julho de 2009 acessível o novo site da AATT, profundamente remodelado e enriquecido. >
  • 19-03-2024