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A XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura foi organizada pelo Governo Português, sob os auspícios do Conselho da Europa, e subordinada ao tema " Os descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento".

No ãmbito da Presidência do Conselho de Ministros foi instituído em 22 de Julho, pelo Decreto-Lei nº 244/80, o "Comissariado para a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura", alterado posteriormente pelo DecretoLei 189-A/81 de 3 de Julho. Ao Comissariado, presidido pelo comissário-geral Pedro Manuel Guedes de Passos Canavarro, coadjuvado pelo comissário-adjunto João Amândio Teixeira Goulart de Bettencourt, competiu "organizar a exposição, dinamizar o apoio das estruturas nacionais, garantir a execução, promover no País e no estrangeiro a necessária divulgação da exposição e incrementar e apoiar e realização de exposições cuja temática se enquadre nos objectivos gerais da XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura".

A Exposição foi distribuída por cinco núcleos ao longo da zona ribeirinha da cidade de Lisboa, segundo uma perspectiva cronológica dos temas escolhidos. A cada núcleo das exposições os organizadores associaram versos alusivos de Fernando Pessoa.

O primeiro núcleo subordinado ao tema "Os Antecedentes medievais dos descobrimentos portugueses" esteve patente no Convento de Madre de Deus, e foi coordenado por José Mattoso. O segundo núcleo, coordenado por Victor Pavão dos Santos, teve lugar na Casa dos Bicos e reportou-se ao tema "A Dinastia de Avis e a Europa". O terceiro núcleo, exposto no Museu Nacional de Arte Antiga apresentou "A Arte, ciência e cultura nos séc. XV e XVI", tendo sido coordenado por Jorge Borges de Macedo. No Mosteiro dos Jerónimos realizaram-se duas exposições, uma sobre "As Navegações portuguesas e as suas consequências no Renascimento" e a outra sobre "A Arte na Rota do Oriente" com coordenação de Avelino Teixeira da Mota e Luís de Albuquerque, correspondentes ao quarto núcleo. "A armaria portuguesa dos séc. XV e XVI" foi o tema do quinto núcleo coordenado por Avelino Teixeira da Mota e Luís de Albuquerque patente na Torre de Belém.

Este evento cultural contou com a participação de vários países que emprestaram esculturas e outras peças de arte, objectos científicos, instrumentos musicais, códices, manuscritos e mapas relacionados com os portugueses e a época dos descobrimentos. No âmbito do mesmo evento realizaram-se ainda outras actividades culturais, nomeadamente, sessões de cinema, teatro, música e poesia, em Lisboa e outras localidades do país.
A XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura, decorreu no período de 7 de Maio a 2 de Outubro de 1983. Finda a sua actividade o comissariado foi extinto pelo Decreto-lei nº. 246 de 1984.
Descrição:
Correspondência do Comissariado com diversas entidades públicas e privadas, relativa, nomeadamente, à realização de provas, à requisição de funcionários, a representações, a empréstimos de obras de arte e a convites. Inclui ainda, actas, fotografias, levantamentos fotogramétricos, plantas e chapas de negativos fotográficos dos cinco monumentos onde estiveram patentes as exposições, programas, relatórios, e numerosos documentos relativos às despesas efectuadas (orçamentos, cobranças, liquidação de facturas, despesas, gratificações e ordens de pagamento).