Estatutos
Actividades
Apoios
Sócios
Inscrição/Quotas
Livraria
Contactos
História
Roteiro
Indice Temático
Indice Analítico
Sala dos Índices
Arquivos Distritais
Bibliografia
Bases de Dados
Paroquiais
Ajuda
Roteiro Índice Temático Bases de Dados Contactos
Tipo: Fundo    Dimensão: 28 ex, (92 mç.)    Datas: 1551-1905
História:
Foi 1° Conde de Valadares D. Miguel Luís de Meneses, filho de D. Carlos de Noronha, desembargador do Paço, do Conselho de Portugal, provedor das Capelas de D. Afonso IV e de D. Beatriz, presidente da Mesa da Consciência e Ordens (23 de Janeiro de 1641), comendador das Ordens de Cristo e de Avis.
O 6° Conde, D. José Luís de Meneses Castelo Branco e Abranches foi capitão-general de Minas Gerais (1768), enviado extraordinário e ministro plenipotenciário em Madrid (1785), deputado da Junta dos Três Estados, inspectorgeral do Terreiro Público, entre outros cargos.
O último Conde de Valadares (9°), D. José António de Noronha Abranches Castelo Branco (1813-1873) morreu solteiro, tendo-lhe sucedido seu irmão D. Francisco de Assis de Noronha Abranches Castelo Branco que não se encartou no título, pelo que o mesmo não foi renovado, tendo a representação passado para a Casa dos Marqueses de Vagos.
História custodial e arquivística:
Documentação comprada pelo IPPC - Departamento de Bibliotecas e Arquivos - a José Maria da Silva Telo de Noronha, seu proprietário, conforme acordo celebrado em 3 de Janeiro de 1983 e entregue por aquela entidade ao ANTT no dia 20 de Junho do mesmo ano.
Descrição:
Documentação comprovativa de mercês recebidas, da posse e aquisição de direitos e respectiva administração (alvarás, mercês, certidões, procurações, dotes e contratos de casamento, testamentos, partilhas, receita e despesa, contribuições e décimas, contas e recibos, dívidas, etc.). Parte dela reporta-se aos morgados (Moldes, Boquilobo) e outras propriedades (Lisboa, Calvos, Almada, Almargem do Bispo, Ribeira do Jamor, Santarém, Marvila, Leiria, Ilha Terceira (moinhos), Lumiar) bem como a comendas, capelas, irmandades e legados pios.

Inclui ainda documentação relativa ao governo da capitania de Minas Gerais (1767-1781), várias cartas de atribuição de patentes no exército, relações de pratas e jóias (1774-1871), para além de correspondência recebida do Paço (1767-1872) e despesas com colégios e mestres, alfaiate, costureira e sapateiro, ferradores, arreios e seges, botica e médicos.